12.9 C
Dourados
quinta-feira, abril 18, 2024

Moro aceita convite de Bolsonaro para assumir Ministério da Justiça e Segurança

- Publicidade -

01/11/2018 – 10h23

Após reunião na casa do presidente eleito, juiz da Lava-Jato deixou local sem falar com a imprensa

O juiz Sergio Moro aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública . A informação foi confirmada por meio de nota divulgada no fim da manhã desta quinta-feira, após reunião na casa de Bolsonaro, no Rio.

Moro afirmou que vai se afastar das audiências da operação que já estão marcadas para “evitar controvérsias desnecessárias”. Isso significa que ele não vai ouvir o interrogatório do ex-presidente Lula, marcado para 14 de novembro.

Para a defesa do petista, o convite feito por Bolsonaro a Moro já reforçava a tese de que Lula é alvo de uma perseguição política.

Antes das eleições de domingo, o economista Paulo Guedes já havia apresentado a Moro a proposta de transformar a Justiça em um superministério, agregando diferentes áreas do governo .

Desde a ocasião do encontro, que ocorreu na última semana, antes das eleições, Moro conversou com colegas na Justiça e também com integrantes da força-tarefa Lava-Jato sobre a hipótese de aceitar o convite. O foco principal do novo ministério será o combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

O pacote com 70 propostas de combate à corrupção produzido pela Transparência Internacional e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o apoio de duas dezenas de especialistas, seria uma das plataformas de eventual gestão Moro.

Dividido em 12 temas, o pacote apresenta sugestões de políticas para enfrentar a questão a médio e longo prazo e foi apoiado por dezenas de entidades da sociedade civil, como o Instituto Ethos, o Cidade Democrática e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O procurador da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, foi um dos garotos-propaganda da iniciativa.

Sérgio Moro, futuro ministro da justiça, deixa a casa Bolsonaro

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-