Facebook traça estratégia para combater fakes e interferência eleitoral

13/09/2018 - 16h56

Mark Zuckerberg publicou nota divulgando a intenção da empresa de evitar a interferência eleitoral e a desinformação advindas de contas falsas

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, publicou uma nota em sua conta na rede social nesta quinta-feira (13/9) divulgando a intenção da empresa de "evitar a interferência eleitoral" e combater a desinformação advinda de contas falsas. A postagem "Preparando-se para as eleições" é a primeira declaração de uma série que o CEO prepara para publicar nos próximos dias.

Em uma das partes da publicação, Zuckerberg menciona que o Facebook identificou e removeu contas falsas antes das eleições na França, Alemanha, Alabama, no México e no Brasil. Entre os perfis brasileiros removidos, estão páginas relacionados a apoiadores do candidato Jair Bolsonaro (PSL), ao Movimento Brasil Livre (MBL) e a Flávio Rocha, proprietário de uma marca de roupas e ex-candidato à Presidência pelo PRB.

Zuckerberg pontuou, na nota, que foram removidas mais de um bilhão de contas falsas entre outubro e março deste ano. Posteriormente, o fundador da rede social que hoje chega a mais de 100 milhões de usuários mensais no Brasil tratou das ameaças financeiras às quais a rede está submetida.

"Embora tenhamos feito progressos constantes, enfrentamos adversários sofisticados e bem financiados. Eles não desistirão e continuarão evoluindo. Precisamos melhorar constantemente e ficar um passo à frente. Isso exigirá um investimento contínuo e pesado em segurança da nossa parte, bem como uma estreita cooperação com os governos, a indústria de tecnologia e especialistas em segurança, já que nenhuma instituição pode resolver isso por conta própria", afirmou.

No Brasil, as remoções de páginas do MBL e do PSL foram questionadas pelo procurador Ailton Benedito, do Ministério Público de Goiás, que alegou restrição da liberdade de expressão. Os questionamentos se tornaram objeto de representação e foram encaminhados à procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

 

Canais

Valfrido Silva
Artigos
Geral
Entrevistas
Roda do Tempo
Bastidores

Expediente

Contato
Anuncie