22.2 C
Dourados
quinta-feira, abril 25, 2024

Com a denúncia enterrada, começa o terceiro governo Temer

- Publicidade -

25/10/2017 – 20h18

Presidente tem um ano para construir o que pretende deixar como imagem final de seu governo

BRASÍLIA – No dia 17 de maio, o colunista Lauro Jardim revelou que o empresário Joesley Batista havia gravado o presidente da República em um diálogo nada republicano. Ali, apenas uma semana depois de completar um ano à frente do Planalto, foi encerrada a primeira fase do governo Michel Temer.

Nela, apesar de o forte discurso reformista ter sido tisnado por concessões frequentes a setores diversos, houve de fato uma mudança profunda na condução da política econômica e a aprovação de medidas legislativas de peso, como o teto de gastos públicos e a reforma do ensino médio – além da apresentação da reforma trabalhista.

Esse período em que o discurso reformista ainda guardava conexão com a realidade chegou ao fim quando a voz de Temer chancelando a atuação de Joesley para comprar juízes e garantir o silêncio de Eduardo Cunha veio a público.

Nos últimos cinco meses, o que vigorou no país foi um governo dedicado dia e noite apenas a garantir sua própria sobrevivência. As mudanças na definição do trabalho escravo serão eternizadas como símbolo do balcão montado no Palácio do Planalto para garantir que Temer de lá não fosse apeado.

A seu lado, a distribuição de verbas de emendas parlamentares e as concessões em pautas importantes da recuperação econômica, como o Refis e as privatizações, ainda que bilionárias, parecem menores.

Dentro de doze meses, o país escolherá um novo presidente da República (diante de sua impopularidade recorde, é difícil acreditar que o presidente dispute a reeleição) e terá início a transição de governo. Temer tem, portanto, exatamente um ano para construir o que pretende deixar como imagem final de seu governo.

É difícil acreditar que o presidente consiga retomar a força política que teve durante a primeira parte de sua gestão, mas espera-se que ao menos abandone de vez o sombrio figurino da segunda.

Paulo Celso Pereira/O Globo

Com a denúncia enterrada, começa o terceiro governo Temer

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Últimas Notícias

- Publicidade-